MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Inteligência Artificial é tema do sábado letivo do Departamento de Geociências

Terça-feira, 21 de novembro de 2023
Última modificação: Terça-feira, 21 de novembro de 2023

O sábado letivo organizado pelo Departamento de Geociências, com a temática da Inteligência Artificial (IA), foi realizado no dia 18 de novembro de 2023 no Campus Nova Gameleira/ Belo Horizonte.

Os alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Campus Belo Horizonte tiveram a oportunidade de participarem da palestra intitulada “Admirável Mundo Novo com a Inteligência Artificial”, proferida pelo Professor Doutor Hugo Bastos de Paula, do curso de Ciência dos Dados da PUC – MG.

A inteligência artificial está transformando radicalmente a sociedade, abrindo novas oportunidades e apontando inúmeros desafios. Ela se tornou um dos assuntos mais comentados do ano, já que ela automatiza tarefas repetitivas, reduzindo erros e liberando tempo para atividades de maior valor. A IA impulsiona avanços em diversos campos, como robótica, música, economia, produção de conteúdo, veículos autônomos e medicina de precisão. Possui correlação direta com a Geografia, em virtude das transformações socioespaciais que ela pode causar e dos impactos no mundo do trabalho. Muito se tem a discutir do ponto de vista do seu uso, sobretudo, a questão ética. Todavia o discurso é que o uso desse tipo de inteligência complementará as habilidades humanas, possibilitando uma colaboração mais eficaz entre humanos e sistemas inteligentes.