MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Estudantes dos cursos técnicos em Meio Ambiente participam de trabalho de campo na Unidade de Conservação “Parque Estadual Mata do Limoeiro”

Segunda-feira, 9 de maio de 2022
Última modificação: Segunda-feira, 9 de maio de 2022

No dia 30 de abril, os estudantes dos cursos técnicos em meio ambiente (subsequente e integrado) realizaram um campo na UC Mata do Limoeiro. O objetivo foi participar da trilha dos sentidos para entender como o aparato sensitivo contribui para a percepção ambiental. Durante a atividade na trilha, as turmas entenderam a importância do ser humano se ver como parte integrante da natureza para facilitar o processo de conscientização ambiental. Além dessa atividade, os estudantes também visitaram as salas temáticas de educação ambiental e assistiram uma palestra ministrada pelo gerente da UC Alex Amaral e a monitora ambiental Fernanda. O campo foi uma iniciativa dos professores Clayton Angelo e Paula, do Departamento de Geociências do CEFET-MG, para atender parte do conteúdo da disciplina Geografia e análise ambiental.

De acordo com a professora Paula, o trabalho de campo representou muito mais do que um recurso pedagógico de assimilação e síntese do conteúdo aprendido em sala de aula, pois após mais de dois anos de pandemia, os alunos estiveram reunidos para uma atividade escolar. A professora complementa que observar os alunos trabalhando em equipe e vivenciando a análise ambiental na prática foi gratificante.

A estudante Niáhgara Machado, da turma do subsequente, relatou que o campo foi mais do que um exercício de aprendizagem e fixação da matéria: “Foi uma importante oportunidade para me conectar novamente com a natureza, observar e absorver as informações dadas neste ambiente, contribuindo para o meu conhecimento pessoal de vida e para o aprendizado que adquiri em sala de aula de forma teórica. É necessário não só a teoria como também a prática para saber que nós humanos somos parte do meio ambiente e como nossas escolhas e ações vêm afetando-o com o passar dos anos”.

Segundo o professor Clayton: “o campo potencializa a formação profissional e, também, contribui para o processo de ensino-aprendizado dos estudantes”. O professor acrescenta que “o campo, após o retorno presencial relacionado à Covid-19, foi diferente tendo em vista que os envolvidos precisavam retomar com a relação ser humano-natureza para a manutenção da saúde mental”. Além disso, o professor comentou que “acredita que as explanações realizadas pelos professores durante o campo, sobre geodinâmica, fizeram as turmas se familiarizar com a questão da análise ambiental”.

A seguir algumas fotos desse importante dia de trabalho: