MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Trabalhos de Campo

Última modificação: Terça-feira, 29 de outubro de 2024

Técnico em Meio Ambiente – 1º ano – 2024

As turmas de primeiro ano do cursos técnico em meio ambiente (integrado e subsequente) realizaram um trabalho de campo na Unidade de conservação “Parque Estadual Mata do Limoeiro”, em Ipoema, distrito de Itabira, no dia 19 de outubro de 2024. O campo envolveu as disciplinas Geografia e Análise Ambiental (prof. Clayton Costa) e Conservação de solos (Profa. Malena Nunes).
O objetivo foi compreender a interação entre os elementos da natureza, incluindo o ser humano, durante a participação na atividade de educação ambiental “trilha dos sentidos”. Ao final desta atividade os estudantes bateram um papo com os funcionários do parque a respeito das sensações e percepções. O prof.Clayton Costa disse que a conversa foi importante para que os estudantes entendessem que a percepção ambiental é inerente à vários fatores, tais como: idade, vivências, dentre outros fatores. Assim ficou claro que cada pessoa pode imprimir uma dada percepção diante a uma situação socioambiental. Outra atividade foi proposta no sentido dos estudantes perceberem a interação dos elementos da natureza dentro de um quadrante (2mx2m), traçado com barbante, próximo a uma das cachoeiras do parque. O objetivo foi mostrar a interação envolvendo os fatores bióticos e abióticos, considerando o recorte geográfico do quadrante. Os docentes envolvidos acreditam que o campo contribui para o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes.


Engenharia Ambiental e Sanitária – 2019 – 2º semestre

Nos dias 26 e 27 de outubro os discentes da disciplina “Ecologia Humana e Epistemologia Ambiental” realizaram um trabalho de campo em uma Unidade de Conservação localizada no distrito de Ipoema, em Itabira|MG. O objetivo foi entender a interseção entre a ecologia da paisagem e a ecologia humana no sentido de construir uma reflexão geral (epistemologia) entorno dos elementos presentes na paisagem da UC. Dentre as atividades propostas uma palestra sobre o plano de manejo foi ministrada, pelo professor Clayton Angelo Silva Costa, para apresentar e discutir os pontos de cunho socioambiental contemplados no referido plano. A turma teve que investigar a paisagem através de análise de documentos do Parque assim como a realização de entrevistas com parte dos funcionários e visitantes (turistas).

campoclay2019 2 1 campoclay2019 2 2

campoclay2019 2 3

campoclay2019 2 4


Engenharia Ambiental e Sanitária – 2019 – 2º semestre

Os alunos do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, matriculados na disciplina “Ecologia Humana e Epistemologia Ambiental”, realizaram no dia 28 de setembro um trabalho de campo na Unidade de Conservação Parque Estadual Serra Verde (PESV). O objetivo foi entender como os elementos naturais e artificiais dispostos no parque e em seu entorno imediato contribuem para a interpretação da paisagem. Nesse sentido os discentes foram orientados pelo professor Clayton Angelo Silva Costa a questionar o guia (que nos acompanhou no percurso da trilha), sobre as possíveis relações entre os elementos da paisagem numa abordagem geográfica e ecológica para resolver problemas ambientais, assim como observar os elementos históricos presentes na compreensão da relação homem-natureza. Foram abordadas também questões referentes ao peleoterritório, ao processo de ocupação do solo, aos programas de uso público em UC e à gestão participativa e a Educação Ambiental.

campoclayserraverde2019



1º período – Engenharia Ambiental e Sanitária – 2019 – 1º semestre

No dia 18 de junho de 2019, a turma do primeiro período de Engenharia Ambiental e Sanitária, realizou um trabalho de campo no Monumento Serra da Piedade, no município de Caeté – MG. Esse trabalho de campo foi parte da disciplina de Geografia Geral, ministrada pelo professor Matusalém de Brito Duarte. O trabalho de campo contou com a participação da Fernanda, engenheira ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Caeté, do André, biólogo e gestor do Monumento e também da Patrícia, monitora do Instituto Estadual de Florestas, que além de caracterizarem do ponto de vista territorial e ambiental o monumento, contribuíram para o entendimento da dinâmica dos elementos socioambientais a partir da análise da paisagem.

campomatusengamb20191 1 campomatusengamb20191 2 campomatusengamb20191 3 campomatusengamb20191 4


9º período de Engenharia Ambiental e Sanitária – 2019 – 1º semestre

No dia 28 de maio de 2019, os alunos do nono período do curso de Engenharia ambiental e sanitária visitaram o Parque Estadual da Serra do Rola Moça. Um dos pontos visitados foi o manancial Taboões localizado em Ibirite-MG. O manancial é uma área de segurança da COPASA e importante fonte de abastecimento de água para o município de Ibirité e região Oeste de Belo Horizonte. A visita foi acompanhada pelo Professor Vandeir Robson que ministra a disciplina Planejamento ambiental e urbano.

campovand2019engamb 3      campovand2019engamb 4

campovand2019engamb 1       campovand2019engamb 2

campovand2019engamb 5


Engenharia Ambiental e Sanitária – 2019 – 1º semestre

Os alunos da Engenharia Ambiental e Sanitária, da disciplina optativa “Ecologia Humana e epistemologia ambiental” participaram no dia 01 de junho de 2019 de um trabalho de campo no Parque Estadual Mata do Limoeiro com o professor da disciplina Clayton Ângelo Silva Costa. O objetivo do trabalho foi entender como as propostas de atividades desenvolvidas na Unidade de Conservação podem ser contextualizadas com a Epistemologia Ambiental e com a Ecologia Humana a partir da transdisciplinaridade, do saber condicionado ao conteúdo geográfico, ecológico e cultural.

campochay2019engamb 1  campochay2019engamb 2 

campochay2019engamb 3

1º período – Engenharia Ambiental e Sanitária – 2018 – 2º semestre

No dia 21 de novembro de 2018, a turma do primeiro período de Engenharia Ambiental e Sanitária, realizou um trabalho de campo no Monumento Serra da Piedade, no município de Caeté – MG. Esse trabalho de campo foi parte da disciplina de Geografia Geral, ministrada pelo professor Matusalém de Brito Duarte. O trabalho de campo contou com a participação da Fernanda, engenheira ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Caeté e também da Patrícia, monitora do Instituto Estadual de Florestas, que além de caracterizarem do ponto de vista territorial e ambiental o monumento, contribuíram para o entendimento da dinâmica dos elementos socioambientais a partir da análise da paisagem.

  campoengamb2018-4   campoengamb2018-5

campoengamb2018-6   campoengamb2018-7


1º período – Engenharia Ambiental e Sanitária – 2018 – 1º semestre

No dia 27 de junho de 2018, a turma do primeiro período de Engenharia Ambiental e Sanitária, realizou um trabalho de campo no Monumento Serra da Piedade, no município de Caeté – MG. Esse trabalho de campo foi parte da disciplina de Geografia Geral, ministrada pelo professor Matusalém de Brito Duarte. O trabalho de campo contou com a participação de funcionários da Secretaria de Meio Ambiente de Caeté: Frederico (Geólogo), Fernanda (Engenheira Ambiental) e Stefanie (Estagiária), e também da Patrícia, monitora do Instituto Estadual de Florestas, que além de caracterizarem do ponto de vista territorial e ambiental o monumento, contribuíram para o entendimento da dinâmica dos elementos socioambientais a partir da análise da paisagem.

campoengamb2018-1    campoengamb2018-2

campoengamb2018-3