Livros
Última modificação: Terça-feira, 10 de setembro de 2024
O capítulo “O Transtorno do Espectro Autista, Neurociência e Educação” do professor do Departamento de Geociências Prof. Doutor Vandeir Robson Matias e do mestre Silas Antônio Cereda da Silva faz parte do livro “Interfaces entre saúde e educação: saberes, práticas e olhares interdisciplinares“.
O livro completo pode ser baixado pelo link a seguir:
Interfaces entre Saúde e Educação – Vol. 3
O capítulo “Ensaio sobre a importância da comunicação pública digital nas instituições de ensino” do professor do Departamento de Geociências, Prof. Doutor Vandeir Robson Matias e do mestre em Educação Profissional e Tecnológica Fábio Júnior Diniz e o capítulo “A importância das categorias geográficas para o ensino de Geografia e sua inserção na BNCC do Ensino Médio” dos professores do Departamento de Geociências, Prof. Doutor Matusalém de Brito Duarte e Prof. Doutor Vandeir Robson Matias fazem parte do livro “Educação no contexto contemporâneo: ensino, diálogos e perspectivas“.
O livro completo pode ser baixado pelo link a seguir:
Educação no Contexto Contemporâneo – Vol. 2
O capítulo “A gestão da aprendizagem a partir da quarta revolução industrial” do professor do Departamento de Geociências, Prof. Doutor Vandeir Robson Matias e do Prof. Anderson Tomás Moreira faz parte do livro “Saberes curriculares e práticas pedagógicas: reflexões, desafios e conquistas“.
O livro completo pode ser baixado pelo link a seguir:
Saberes Curriculares e Práticas Pedagógicas
O livro “Debates em educação: superando limites, abrindo horizontes, construindo caminhos“ traz três capítulos de professores do Departamento de Geociências:
“A importância das tecnologias digitais da informação e comunicação no processo educativo”. Autores: Prof. Doutor Vandeir Robson Matias e mestre Rafael Bernardino Cardoso
“Contribuições freirianas para se pensar projetos para a curricularização da extensão”. Autores: Prof. Doutor Matusalém de Brito Duarte e mestra Andréa Cristina de Carvalho Rodrigues.
“A formação continuada em espaços não formais: elementos da educação e do mundo do trabalho”. Autores: Prof. Doutor Vandeir Robson Matias e mestra Eliara Cibele Diniz Martins da Silva.
O livro completo pode ser baixado pelo link a seguir:
https://drive.google.com/file/d/13sNKROGQlSkeVMNrQLTxdoQLmxYA-BtJ/view?usp=sharing
O capítulo “A inclusão e o transtorno do espectro do autismo: a evolução do direito à inclusão” do professor do Departamento de Geociências, Prof. Doutor Matusalém de Brito Duarte e o do mestre Arlem Douglas Veloso faz parte do livro “Práticas educacionais inclusivas para estudantes com deficiência“.
O livro completo pode ser baixado pelo link a seguir:
https://drive.google.com/file/d/1_eMmusPdUMv_GHs45KPefYJGl6Nj61Hw/view?usp=sharing
O capítulo “A importância da educação ambiental para a formação de conselheiros ambientais: perspectivas para a educação tecnológica” do professor do Departamento de Geociências, Prof. Doutor Vandeir Robson Matias e da Profa. Mestra Sandra Pereira Campos faz parte do livro “Tecnologias digitais na educação“.
O livro completo pode ser baixado pelo link a seguir:
Tecnologias Digitais na Educação – Vol. 3
O capítulo “O uso de conceitos da Esquizoanálise na compreensão das mudanças no mundo do trabalho para a educação profissional” dos professores do Departamento de Geociências, Prof. Doutor Matusalém de Brito Duarte e Prof. Doutor Vandeir Robson Matias faz parte do livro “Pesquisas em educação e Educação tecnológica no Brasil“.
O livro completo pode ser baixado pelo link a seguir:
Livro-PESQUISAS-EM-EDUCAÇÃO-E-EDUCAÇÃO-TECNOLÓGICA-NO-BRASIL-1
A obra “O ensino de Geografia e a pandemia da Covid-19” é composta por trabalhos produzidos pelos professores do Grupo de Pesquisa Ensino de Geografia, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). O livro apresenta reflexões didático-pedagógicas e propostas de atividades a serem desenvolvidas com estudantes em diversas temáticas da Geografia e tem como objetivo contribuir para a reflexão e contextualização da prática pedagógica de docentes que atuam na Educação Básica.
Baixe gratuitamente no link a seguir: https://bit.ly/2Heq4Y5
O capítulo “Democracia eletrônica e gestão territorial urbana em Belo Horizonte – MG” dos professores Matusalém Duarte e Vandeir Matias faz parte do livro “Debates geográficos da Realidade Brasileira“.
O livro completo pode ser baixado pelo link a seguir: https://www.atenaeditora.com.br/post-ebook/3150
O capítulo “A abordagem do espaço público nos livros didáticos de Geografia para o Ensino Médio” dos professores do Departamento de Geociências, Prof. Ricardo José Gontijo Azevedo e Profa. Malena Silva Nunes faz parte do livro “Ensino de Geografia e a Formação de Professores“.
O livro completo pode ser baixado pelo link a seguir: https://www.atenaeditora.com.br/post-ebook/3471
O capítulo “As relações entre trabalho docente e a procura pela licenciatura: alguns apontamentos” do Prof. Matusalém Duarte faz parte do livro “Educação 4.0″. O livro completo pode ser baixado pelo link a seguir: https://editorapascal.com.br/2020/10/10/coletanea-educacao-4-0-tecnologias-educacionais-vol-03/
O Professor Vandeir Robson Matias publicou artigo no livro “Democracia nas Cidades e as Grandes Transformações Urbanas” em parceria com o “Observatório da Cidade de Porto Alegre”. O artigo intitulado “Perspectivas da Gestão do Território em Belo Horizonte a partir da Governança Eletrônica” pode ser baixado pelo link: http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/observatorio/usu_doc/livro_oidp_-_versao_impressa.pdf
O processo de redemocratização brasileira, a promulgação da LDB 9394/96, e a definição das políticas públicas em prol da universalização do ensino das últimas décadas vêm redefinindo o papel da escola pública brasileira, da Educação Básica na sociedade e a forma como se organiza o trabalho docente. Nesse cenário, o Ensino Médio tem sido o grande desafio dos governos, no que tange à acessibilidade, permanência, pertinência e qualidade do ensino. Diante disso, tem-se assistido a ampliação das estratégias de controle e a culpabilização docente nas diversas redes de ensino, redistribuindo, de forma muitas vezes perversa, a responsabilidade pela oferta dos serviços públicos com qualidade. A partir desse contexto, este livro traz uma investigação sobre a construção e os efeitos das tecnologias de governo e da subjetivação docente, no contexto das reformas do setor público, com enfoque nos programas “Choque de Gestão” e “Estado para Resultados” na Rede Estadual de Educação do Estado de Minas Gerais (REEMG). A partir da adoção de uma metodologia de abordagem imanente e pluralista, através de uma multiplicação causal e com o apoio das categorias conceituais “micropolítica” e “Tecnologias de subjetivação”, buscamos compreender as diversas faces do poliedro que compõe a realidade complexa do cotidiano do trabalho docente. São analisados os impactos na carreira docente, na forma como tem se avaliado o professor, as mudanças na autonomia, os processos de culpabilização pela descentralização da gestão e também a questão do transbordamento da escola como fator impactante no trabalho. De forma clara e baseada na vivência de vários professores, o livro contribui para se pensar as formas de reorganização do trabalho docente e da escola como caminho imprescindível para a construção de políticas públicas com foco na melhoria efetiva da qualidade do processo educativo.