Professor Vandeir Matias participa do evento “O ser e conviver no CEFET-MG: percepções sob a ótica da comunidade negra cefetiana”
Quinta-feira, 11 de setembro de 2025
Última modificação: Sexta-feira, 12 de setembro de 2025
O CEFET/MG, em comemoração aos seus 115 anos, promoveu na manhã dessa quinta-feira, 11 de setembro de 2025, a mesa-redonda: “O ser e conviver no CEFET/MG: percepções sob a ótica da comunidade negra cefetiana”, no campus Divinópolis. O evento, realizado em colaboração com o CEFET NEGRO, buscou fomentar o debate sobre diversidade, equidade e inclusão na instituição.
A mesa-redonda contou com a participação do professor doutor Vandeir Matias, do Departamento de Geociências, que iniciou o diálogo apresentando o perfil socioeconômico do povo negro no Brasil, utilizando dados do último Censo do IBGE. Em seguida, o professor compartilhou suas experiências e reflexões sobre sua vivência como docente negro no CEFET/MG.

Em entrevista, o professor Vandeir Matias destacou a importância do evento: “Compartilhar minhas vivências com a comunidade cefetiana e convidados foi de grande valor para contribuir com o debate sobre pertencimento, afrodescendência e racismo. Eventos como esse, deveriam fazer parte da agenda institucional com mais frequência”, afirmou. A mesa-redonda reforça o compromisso do CEFET/MG em promover discussões essenciais para a construção de um ambiente acadêmico mais inclusivo e representativo.
A participação do professor Vandeir Matias sublinhou a relevância de se abordar a temática racial dentro das instituições de ensino, proporcionando um espaço para a escuta e o reconhecimento de diferentes perspectivas. A iniciativa aponta para a necessidade de mais ações que promovam o diálogo e a conscientização sobre a diversidade na comunidade acadêmica.
